terça-feira, 20 de janeiro de 2009

QUAIS SÃO AS SUAS BANDEIRAS? (PORTAL G1)

Foto: www.latinstock.com
Se você for pai ou mãe, uma boa causa para apresentar ao seu filho é tornar-se um cidadão de sucesso, uma pessoa íntegra e solidária. É mais importante educar uma criança a partir desses princípios, que a estimulam a desenvolver o seu melhor, do que ficar apenas cobrando nota máxima na escola ou exigindo que seja o mais inteligente da classe, a menina mais bonita do bairro.
A causa ultrapassa qualquer medida quantitativa de sucesso. Uma boa causa para um professor que enfrenta dificuldades no ensino é oferecer aos alunos a oportunidade de se tornarem pessoas comprometidas em melhorar o mundo, dando uma contribuição diferenciada para uma melhor convivência social. É mais eficaz do que simplesmente conferir a lição, o dever de casa, a nota na prova, o boletim no final do mês.
Já uma empresa não deve se limitar a estabelecer metas de desempenho numérico, quantitativas, do tipo o diretor dizer que pretende elevar as vendas em 10%; ou o gerente financeiro anunciar que precisam aumentar a rentabilidade em 5%. A causa vai além. É um “porquê” que estimula os envolvidos a fazerem sacrifícios e a suportarem o “como”. É mostrar, por exemplo, de que modo a participação dos membros de sua equipe pode contribuir para a missão da empresa. E despertar neles o orgulho de participar de algo que dá significado e transcende o seu dia-a-dia.
A verdadeira motivação não envolve apenas salário ou a oferta de benefícios. É muito mais que isso. A ferramenta principal para motivar uma equipe é mostrar claramente a razão de ser do negócio da empresa e como o trabalho de cada um contribui nessa direção.
Se você ainda não tiver definido a sua bandeira, faça isso agora mesmo. Formule a causa que será compartilhada com os que o cercam.


Sex, 19/12/08 por César Souza categoria ARTIGO DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário