terça-feira, 20 de janeiro de 2009

DEFINA ONDE VOCÊ QUER CHEGAR. (PORTAL G1)

Fonte: www.globo.com
“Nada a não ser a não-violência organizada pode conter a violência organizada do governo britânico… Minha ambição é, nada menos, a de converter o povo britânico, por meio da não-violência, e assim induzi-lo a ver o dano que tem causado à Índia.”
Assim costumava falar, medindo cada palavra, um dos maiores líderes de todos os tempos, Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948). Esse homem franzino, de apenas 1,53m, conseguiu realizar um sonho aparentemente impossível: libertar a Índia do domínio britânico. Não pela força das armas, mas pela resistência passiva, a não-colaboração. Gandhi pregava o pacifismo enquanto o mundo estava às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
Quarto e último filho de um político abastado de Porbandar, pequena cidade da Índia Ocidental, ele se tornou advogado em Londres e se destacou na África do Sul, também colônia britânica, sempre lutando pelos direitos das pessoas.
Defendeu, de forma incansável, a causa da independência indiana por meio da não-violência e da desobediência civil. Ficou mundialmente conhecido pelo título Mahatma, que significa “grande alma”, conferido a ele pelo poeta hindu Rabindranath Tagore, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1913.
Mas por que algumas pessoas realizam seus sonhos enquanto outras não conseguem vencer a inércia e se entregam ao imobilismo?
O segredo é que os realizadores de sonhos conseguem transformar seus sonhos individuais em causas comuns aos que os cercam. Esse tipo de liderança se destaca por oferecer causas, não apenas metas e tarefas, para as pessoas com as quais convive.

Faça seu comentário.


Seg, 15/12/08 por César Souza categoria LÍDER NA PRÁTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário