terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O PERIGO DE SE FECHAR. (PORTAL G1)

Fonte: GettyImagens
Nem todo líder tem a preocupação de se voltar para fora de suas “paredes”. Há os que se deslumbram com o poder e se fecham em seu próprio mundo, deixando de perceber o que se passa ao redor. Não é raro que essa visão de “avestruz” – enterrar a cabeça na areia e deixar o resto do corpo exposto – leve ao fracasso. Pode-se dizer que foi o que aconteceu com o maior conquistador da Antiguidade, o macedônio Alexandre, o Grande (356 a 323 a.C.), que mudou o curso da humanidade.

Graças à vitória sobre os bárbaros que ocupavam a atual região da Bulgária, Alexandre se tornou general aos 16 anos. Com o assassinato do pai, assumiu o trono aos 20 anos e se destacou pelo fantástico poderio militar e político. Nunca perdeu uma batalha para um adversário militar. Durante os , de seu reinado edificou um império que incluía a Grécia, a Palestina, o Egito, a Pérsia, a Mesopotâmia e partes da Índia. Criador da célebre Biblioteca de Alexandria, propagou a cultura grega no Ocidente.

Após conquistar o Império Persa, seu mais ambicioso objetivo, Alexandre avançou em direção ao Oriente. Seus oficiais macedônios e gregos, contudo, viam com desconfiança a tendência manifestada pelo rei de fundir as culturas ocidental e oriental. Mesmo assim, Alexandre continuou seu projeto imperialista. Dirigiu suas tropas para a distante Índia, onde fundou cidades e colônias militares. Porém, ao chegar ao rio Bias, seu exército, já desgastado pela viagem, se negou a prosseguir a campanha.

Sua grandeza histórica não o poupou de perder para si mesmo a batalha dos seus dramas psicológicos, o que acabou lhe custando a vida. Encastelado nos seus planos, Alexandre não notou a desconfiança de seus oficiais nem o cansaço de suas tropas. Decidiu, então, regressar à Pérsia. Durante a penosa viagem foi ferido gravemente e passou a sofrer de febres que nenhum dos seus médicos conseguiu curar. Morreu na Babilônia aos 33 anos. Logo depois o fabuloso império macedônio foi dividido entre seus generais.

Faça seu comentário.
Qua, 14/01/09 por César Souza categoria EM CIMA DO LANCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário